terça-feira, 4 de setembro de 2012

A EXISTÊNCIA DE DEUS E A NOSSA RESPONSABILIDADE

Mensagem pregada na Igreja Batista Maná em 02/09/2012



Apocalípses 1:8
“Eu sou o Alfa e o ômega, aquele que é que era e que há de vir.”
Êxodo 3:14
“Eu sou o que sou.”
Salmos 90:2
“De eternidade em eternidade tú és Deus”
Jó 36:26
Eliú diz: “Os números dos seus anos não podem ser contados.”

Neste momento gostaria que nós mergulhássemos com o coração sincero e contrito nesta grandiosidade que é o nosso Deus. Ele, que é o princípio e o fim, sem o qual nada existiria, por meio do qual todas as coisas foram feitas e para quem tudo foi feito. Aquele que é o que é, que não veio à existência, mas que sempre existiu, e por isso, por mais que tentássemos contar os números de seus anos não poderiam ser contados.
Mas apesar de tudo isso, muitos são aqueles que duvidam de sua existência. Muitos não acreditam que Ele é a verdade absoluta. Tanto que uma frase se popularizou rapidamente em meio aos relativistas e liberais: “A verdade é relativa.” Ora, tal afirmação

nega a sí mesma. Pois ao afirmar que a verdade é relativa, logo, a afirmação de que “A verdade é relativa”, também não é uma verdade absoluta. Por isso, deve haver uma verdade absoluta. Algo que não é relativo, algo que não tem mescla alguma de erro. E nós cremos e afirmamos de forma categórica: Esta verdade é Jesus Cristo. E Ele nos afirma: “Eu sou o caminho a verdade e a vida”. Observe esta afirmação de Cristo: EU SOU. A Mesma afirmação de Êxodo 3:14 “Eu sou o que sou.”
Tentar compreender esta verdade é algo de fato difícil. Pois compreender aquele que é infinito, que é desde a eternidade é simplesmente impossível. Em João 1: 3 diz que “tudo foi criado por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” Nada que existe veio à existência sem que Deus tenha criado. Se Ele criou a existência, logo Ele é bem maior que Ela, Para compreendê-lo por inteiro precisaríamos ter uma mente que mergulhasse muito além do que existe, mergulhasse na eternidade, e mesmo assim, não alcançaríamos êxito, pois o Deus a quem servimos é o que é. Nada na existência pode explica-lo em absoluto. Pois Ele é o absoluto.
E como vimos, foi Ele quem nos criou, Ele quem nos fez. Há pessoas que pensam que Deus criou o homem porque se sentia sozinho e precisava de companhia de outras pessoas, para se completar e ser feliz.
O fato, é que Deus não precisa de parte alguma da criação para existir ou para qualquer outra coisa. Paulo afirma isso no seu discurso aos filósofos de antenas Em Atos 17:24-25 :
“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas.”

Deus não precisava de nós para se relacionar, pois Ele se relacionava e se relaciona perfeitamente dentro da Trindade Deus Pai,Deus Filho,Deus Espírito Santo.
Em João 17:5,Jesus fala da “glória que Ele tinha com o Pai antes que o mundo existisse.” E em 17:24 Ele diz que o Pai “o amou antes da fundação do mundo”.
Assim,Deus já tinha uma relação perfeita. E nos criou tão somente, como já afirmei outras vezes, e é o que a Bíblia nos diz: PARA O LOUVOR DE SUA GLÓRIA. Quando vivemos para sua glória compreendemos o que é a felicidade verdadeira. Pois estamos dentro do seu propósito último de nossa criação A SUA GLÓRIA.
Pois bem, onde queremos chegar com tudo isso:
1º Deus não vive por nós. Nós é quem vivemos por Ele.
Antes de tudo existir, Ele já é. Não é por nós que Ele existe. Mas nós é quem fomos feitos para Ele. Com isso quero chegar a um questionamento e gostaria que você fosse sincero com você mesmo agora:
VOCÊ TEM VIVIDO PARA DEUS, OU TEM VIVIDO APENAS PARA SÍ?
Acho muito interessante o homem atual. Se achando o centro do universo, achando que o homem é quem criou Deus. Ora, se o homem não consegue criar nem outro ser finito e imperfeito que é a sí próprio, como poderia Ele criar um ser infinito e perfeito que é Deus?
Assim, o homem pensa que Deus precisa viver em prol de suas necessidades, que deve estar sempre pronto a lhes atender, a lhes ouvir, a lhes dar o que querem. Mas esquecem que nós é quem fomos feitos para Ele. Para cumprir suas vontades. Para andar em seus preceitos.
Mas será que temos vivido a vontade de Deus para nós? Será que temos vivido para louvá-lo, serví-lo, exaltá-lo? Ou tentamos enganar a Deus com uma vida cristã fingida? Feitas de momentos de cristandade. E não de prática constante de um discíplulo do Senhor.
A Deus ninguém engana. Ou somos cristãos autênticos e constantes, ou ainda não estamos vivendo para Deus.
O maravilhoso nas exigências do Senhor para nós é o seguinte,como diz Jonh Stott: : “Ele nunca nos dá uma recompensa sem antes ter uma exigência, mas também, Ele nunca nos dá uma exigência sem ter nela uma recompensa.” Tal recompensa vem de sua misericórdia para conosco e obedecer ao Senhor , glorifica-lo,só nos traz alegria e encontro com a razão de nossa existência.
2º Ao nos criar, Deus estendeu sua graça comum sobre nós. O que é isso? Ele deu a todos os homens talentos e qualificações. Quando tomamos uma decisão com Cristo, o Espírito Santo nos dá dons, estes são usados para a edificação do corpo de Cristo, que é a igreja. Para que mutuamente trabalhemos e assim esta unidade orgânica, que é a igreja, cresça dia após dia para a glória de Deus.
Amado irmão, Deus te deu um dom, te deu um talento. E minha pergunta para você é: Você tem usado este seu dom e talento para a edificação da igreja e para a glória de Deus?
Sabe igreja: O pé não pode fazer o trabalho da mão, nem o olho o da boca, nem a boca o dos olhos, se algum dos membros deixa de funcionar, todo o restante do corpo fica sobrecarregado. Quando nos omitimos estamos sobrecarregando o corpo de Cristo e desagradando a Deus.
Na vida do servo de Deus a oportunidade de serví-lo deve mover seu coração de uma forma grandiosa e prazerosa. O servo de Deus não consegue ficar parado, vendo as coisas acontecerem apenas. O servo de Deus se levanta com seus dons e talentos e entra nessa batalha, lutando e crescendo juntamente com o restante do corpo.
Um dia Jesus Cristo voltará e nos perguntará: O QUE TENS FEITO?
Qual será sua resposta?
A.    Tenho ido à igreja todos os domingos Senhor.
B.    Tenho lido a Bíblia sempre que dá.
C.    Tenho ofertado para a obra missionária.
Mas infelizmente, não tem sido mordomo do Senhor, servido a Ele diariamente, utilizando seus dons e talentos para sua obra.
Nossa timidez não pode ser desculpa, nosso emprego e família também não. Sou mordomo do Senhor, não posso ficar parado, não posso esperar. Pois isso, além de sobrecarregar o corpo não glorifica o nome de Deus.
Gostaria de te desafiar, a dia após dia lembrar-se da grandeza desse Deus maravilhoso a quem servimos. E a se colocar a cada dia a disposição do Senhor para glorifica-lo e edificar a sua igreja.
Quando reconhecemos a grandeza desse Deus, o seu grandioso poder, quando percebemos que nosso Deus é mais poderoso do que tudo o que podemos imaginar, então podemos enfrentar firmemente os desafios à nossa frente, as provações que nos cercam, as tentações que nos sobrevêm, na certeza que o Deus Todo Poderoso é conosco em todos os momentos. E nosso prazer é viver em sua casa, adorando-o e dedicando-lhe sempre o  melhor.


                                        QUE DEUS NOS ABENÇOE!!
Pr.Nataniel de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário