quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A prática da Palavra.



A prática da palavra de Deus, a Bíblia, jamais será possível na vida de alguém se Cristo não for a figura central da vida deste alguém. Pois a Bíblia, escrita por 40 autores diferentes por um período de 1500 anos, onde estes autores viviam em culturas diferentes, falavam línguas diferentes e eram de países e épocas diferentes, e apesar de muitos não terem tido a oportunidade de verem os livros uns dos outros, todos eles juntos focam no mesmo fim: A pessoa do Senhor Jesus Cristo. Ele é a figura central da Bíblia e por tanto a fé na sua pessoa, na sua deidade e suficiência para salvação é de fundamental importância para que o homem, seja ele quem for, submeta-se à sua vontade reconhecendo-a como soberana e necessária para sua vida.
Tiago ao falar da necessidade da prática da palavra de Deus em Tiago 1: 22-27, deixa-nos claro que é dever de todo homem que crer em Cristo Jesus  viver uma vida cristã prática e não somente de palavras. Pois quem assim procede, diz-nos Tiago, engana-se a sí mesmo e assemelha-se a um homem que contempla seu rosto no espelho e ao sair logo se esquece como era (v 22-24). Isso é bastante interessante, visto que nos tempos pós-modernos temos uma sociedade cristã basicamente teórica da palavra. A Bíblia tem sido amplamente
divulgada e estudada por muitos cristãos, sem, porém, aparentar ter influência na vida da maioria. Muitos estão mais interessados na satisfação suas necessidades, emoções ou desejos, acomodando-se na visão pós-moderna de que Deus é Pai Ele perdoa. Sem comprometer-se de corpo e alma na prática dos ensinos da palavra de Deus. Estes são aqueles a quem Tiago claramente se refere: ESTÃO ENGANANDO A SÍ MESMOS. Pensam que estão vivendo de forma coerente com a palavra, sem, no entanto,  estar.
Entretanto, é de extrema relevância para o cristão, não apenas o conhecimento Bíblico, mas a aplicação prática deste conhecimento. Os que assim procedem “Serão bem aventurados em tudo aquilo que realizar” (v 25). Bem sabemos que nos dias atuais ainda temos muitos servos de Deus que têm de fato a Bíblia como sua única regra de fé e de prática. Que se esforçam para viver uma vida de integridade e lealdade ao Senhor mesmo em meio a um mundo tão corrompido. Estes são os bem aventurados a quem Tiago se refere. Porém, é importante falar que O Ser bem aventurado não deve ser a motivação à prática da palavra, mas o amor sincero e submissão total à vontade de Deus, toda motivação contrária a esta é engano a sí mesmo. A bem aventurança aqui manifesta, não se refere a simples bênçãos terrenas e passageiras, e muito menos a ausência de sofrimento, visto que por todo o capítulo primeiro, Tiago nos falará sobre a importância do sofrimento para o aperfeiçoamento do cristão. Mas se refere sim a uma alegria sem igual por confiar no total cuidado de Deus. Aquele que confia no direcionamento de Deus, mesmo em meio as aflições e que decidem trilhar no seu caminho de forma prática e não apenas teórica, mesmo que não possa ver após a curva, este sempre será feliz no que realizar, pois tudo o que realizar estará dentro da vontade de Deus para suas vidas.
Assim, quando estamos dentro da vontade de Deus estamos vivendo dentro do propósito para o qual Ele nos criou, a saber, a sua glória (Rm 11:36). E por estar dentro deste propósito temos a verdadeira alegria, alegria sem igual, o ápice do que podemos alcançar. Portanto, fica-nos evidente que o praticar a palavra vale muito mais do que tentarmos ser guiados por nós mesmo, por nossos desejos, necessidades ou emoções, e sermos apenas teórico das Escrituras Sagradas.
Nosso desejo é que haja um despertar no coração de cada servo, para que de fato entendam sua posição de SERVO e respondam ao tão grande amor manifesto por Cristo Jesus no calvário. Uma resposta autêntica, verdadeira, não interesseira, mas real. Que se manifesta em atitudes e não apenas em palavras.
Que Deus nos ajude a assim proceder.
Pr. Nataniel de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário