quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

QUE É O HOMEM?




Sinceramente?!!!
Parafraseando um irmão da igreja que pastoreio: “O homem é um bicho muito complicado.”
De fato. Ainda não sou psicólogo. Sou simplesmente um eterno estudante da Bíblia. Mas imagino eu que nem mesmo os mais valorosos estudantes do comportamento humano podem definir com exatidão o que é este ser tão complexo. Até o próprio Davi, um homem segundo o coração de Deus se faz esta pergunta em Sl 8:4: “Que é o homem pra que dEle te lembres?”
Ao analisar o comportamento humano, mesmo que leigamente, podemos ver grandes desvarios de personalidade. Sou até tendencioso a pensar como Max
: “O homem é produto do meio.” Muitas vezes um homem simples e humilde se torna orgulhoso e vaidoso pelo simples fato de ascender na vida. Um homem que nada tem considera-se inferior e descrimina-se socialmente colocando toda a sua culpa nos ricos e “poderosos”.
Um homem se acha superior ao outro por carregar em seu currículo vários títulos e cursos. Já o outro acha-se inferior por ser de cor diferente ou status diferente. Na verdade o homem foca seu valor em coisas sem valor eterno. Em coisas passageiras e de valor advindo do próprio homem. O ser humano cria seus ápices de valorização e consequentemente seus axiomas. Vive de forma antropocêntrica onde suas definições de valores são peremptórias.
No entanto, o homem não entende que “tudo é ilusão e aflição de espírito.” Sábio Salomão que entendeu que nenhum esforço humano, títulos ou posses são eternos, que tudo passa, mas o homem é eterno. Se tudo passa, mas o homem é eterno então o valor do homem não pode basear-se em coisas passageiras. O finito não deve ser condição sine qua non  de valorização do homem. Pois o homem é eterno.
O valor do homem e o que Ele é ,por tanto, está no eterno. No Eterno Deus que tudo criou, inclusive ao homem. O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, pessoa como Deus é pessoa. Pensa, age, quer, sente, toma decisões, tem liberdade. No entanto em sua finitude não consegue equilibrar todas essas coisas. Por exemplo, o agir do homem nem sempre está de acordo com seu querer, seus sentimentos diferem muitas vezes de seus pensamentos e etc. Somente Deus em sua perfeição equilibra todas essas características pessoais em sí.
Por tanto, o valor do homem o transcende, o valor do homem não está nele mesmo, mas em Deus. Pois é por ter advindo de Deus e sido criado por Ele que o homem pode ser pessoa.
E por ter nos criado e nos amar. Por ter nos privilegiado com sua imagem e semelhança é que Deus cuida de nós, nos ama, se importa conosco. Por isso, nada do que temos, do que somos, ou do que viermos a conquistar são a base de nosso valor. Mas simplesmente o fato de sermos a imagem e semelhança de Deus. E somos tão valorosos para Ele é que seu filho Jesus foi enviado, como homem, para morrer por nós, pobres indignos de tão grande amor e valorização.
A suma disso é: Todos são pessoas criadas à imagem e semelhança de Deus. E Para Deus não há judeu nem grego, pobre ou rico, negro ou branco. Todos tem igual valor para Ele. Por todos Cristo morreu, a todos Ele julgará. No entanto, somente alguns poderão “ser chamados FILHOS DE DEUS”.
Amém!
Nataniel de Jesus



Nenhum comentário:

Postar um comentário