domingo, 2 de junho de 2013

O que é o culto?



Pastoral do dia 02-06-2013 da IB Maná



 Culto é um ato solene de louvor a Deus em reconhecimento de quem Ele é e por gratidão ao que Ele faz. Assim, o culto é visto em dois aspectos, o culto dedicado a Deus diariamente, por meio de uma vida íntegra e reta, de obediência à sua palavra. E o culto coletivo, onde a igreja se reúne para glorificar o nome dEle, louvá-lo pelos seus feitos e aprender da sua palavra.
Nos cultos coletivos expostos na Bíblia, o povo de Deus portava-se com total reverência ao seu Criador. Pois reconheciam a sua grandeza e a Santidade, Ele era o centro da adoração, era a razão do culto. Sabiam que não deveriam apresentar-se ao Senhor de forma impura e muito menos focar-se em qualquer outra coisa que não fosse a glória de Deus.
Mas infelizmente temos visto na igreja pós-moderna que muitos cultos coletivos não têm sido direcionados a Deus, aquele que é digno de culto. Mas sim às pessoas, para que elas se agradem e possam voltar outras vezes. Há pessoas que até dizem “Vou ao culto” Enquanto a expressão correta deveria ser “ Vou cultuar”. Pois quando a igreja se reúne, não são aqueles que estão à frente que “fazem o culto”, mas é toda a igreja, cada um de nós que cultuamos.
Vemos nos dias de hoje muita irreverência no culto. Pessoas acessando internet, atendendo celulares, conversando desenfreadamente. Até parece que foi Deus quem mudou. Parece que Ele alterou a forma que deseja ser cultuado. Mas não, nós que mudamos. Deus é o mesmo, Ele continua a desejar toda reverência, louvor e Adoração.
Deus é o centro do culto, Ele merece total reverência, total respeito, total louvor, total adoração. É por Ele que nos reunimos, é para Ele que dedicamos nosso louvor. Pois Ele é o centro, o foco o Tudo. Qualquer outra motivação para “ir ao culto” que não seja “cultuar ao Senhor” E qualquer outra postura que não seja de reverência ao Senhor, é um ato de desacato à santidade e soberania de Deus.
Que possamos dia após dia reavaliar: QUE TIPO DE CULTO ESTAMOS DEDICANDO AO NOSSO DEUS?

Fica a reflexão...
Pr. Nataniel de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário