quinta-feira, 24 de abril de 2014

LÍDERES QUE PRECISAMOS

1º PARTE: Lideres que amam.

Senti o desejo de escrever sobre este tema, visto estar percebendo nos dias atuais uma banalização do conceito de liderança. Muitos que são colocados em alto patamares sem de fato terem características de líderes, segundo o que a Bíblia ensina, e outros que não sabem ser líderes. Vejo também, comunidades que têm escolhido seus líderes a partir de análises puramente comerciais e com pouca, ou praticamente nada de análise bíblica.
Sei que parece meio lógico e repetitivo se iniciar uma série como esta, com tal característica de um líder que precisamos. Porém, esta a realidade. Precisamos de mais líderes que amam. Em 1º Pedro 5:2-3 diz:

Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho.

Observemos o que diz este texto:

1º PASTOREAI, O rebanho DE DEUS que está aos seus cuidados. O líder que ama a Deus deve compreender que o rebanho que ele cuida não é dele, mas do seu Senhor.

2º Olhem para ele (rebanho) não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. O líder não deve servir de forma mecânica, ritualista, ou por força, mas por livre vontade, motivada pelo amor a Deus e a sua igreja.

3º Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. O líder não pode ser ganancioso, interesseiro, mas deve ser acima de tudo um servo que ama ao seu Senhor.

4º Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplo para o rebanho. O líder deve dar testemunho, mostrar o caminho. Não deve ser ditador, dominador, e nem desejar isso, pois sabe que o dominador, governador, o dono do rebanho é Deus.

Diante destas quatro características, somos levados a lembrar da conversa de Jesus com Pedro em João 21:15-17, quando Cristo pergunta: "Pedro, tu me amas? e Pedro responde: "Tu sabes que te amo", e Jesus diz: "Apascenta as minhas ovelhas."

Cristo perguntava a Pedro se ele o amava da forma mais sublime, o amor AGAPE, pois era esse amor que Pedro precisava ter para PASTOREAR, LIDERAR O REBANHO DE DEUS.

Precisamos de líderes que tenham este amor por Cristo e por suas ovelhas. Líderes que amem "apesar de" de forma incondicional. E não "quando, por que ou se" Precisamos amar como Jesus, amor sem limites.

 Um líder que ama, deixa profundas marcas na vida de seus liderados. Pois ele é alguém que reflete o amor do próprio Deus. Um líder que ama é proativo, servo, humilde, pois não é mais ele quem vive, mas Cristo que vive nele e ele aprendeu a amar como Cristo amou. É alguém que chora quando sua ovelha está ferida, que se alegra e regozija-se quando ela está bem. É alguém que está disposto a dar sua própria vida por sua ovelha, se necessário for. Pois Ele ama incondicionalmente, pois é um amor plantado por Cristo em seu coração.

Não podemos avaliar nosso líderes simplesmente por seu status, currículo, idade, ou coisas do tipo, mas precisamos avaliar nossas lideranças, primeiramente, com a mesma pergunta que Cristo fez a Pedro: Tú amas a Jesus?
E vermos na vida deles e não apenas na boca, o que o próprio Pedro responde mais na frente:

SIM, pois pastoreio o rebanho DE DEUS, de livre vontade, com o desejo de servir e sendo exemplo para eles.


Isso é amor. Isso é ser um líder que ama. Que desafio temos. Que como líderes possamos buscar amar mais, sabendo que tal amor só adquiriremos com uma vida de profunda devoção e intimidade com o Senhor.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Nataniel de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário